Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Outubro Rosa

Serviço de Mastologia do IMIP completa 30 anos

O Serviço de Mastologia do IMIP completou 30 anos de atividades nessa sexta (26.10). Para celebrar a data, a coordenadora do setor e mastologista Isabel Pereira homenageou 50 pacientes que passaram pelo tratamento do câncer de mama com sorteio de brindes e lanche. O evento, intitulado “Celebre a Vida”, contou ainda com a participação do violonista Claudio Almeida e da cantora Beth Coelho.

A presidente do IMIP, Silvia Rissin, a superintendente geral do IMIP, Tereza Campos, a presidente da FAF, Bessy Veiga, e a direção prestigiaram o evento. A mastologista agradeceu a presença de todos e, emocionada, falou da trajetória do serviço. “Quando comecei a prestar serviços de Mastologia em 1988, os meios complementares de diagnóstico eram muito escassos e a condução era baseada na história das pacientes e exames físicos”, lembrou Dra. Isabel.

O Centro de Diagnóstico de Tratamento do Câncer de Mama IMIP (CEMA) conta atualmente com 50 profissionais, entre médicos mastologistas, radiologistas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, burocratas, assistente social, profissional limpeza, e 6 voluntárias, responsáveis pelo acolhimento das pacientes.

Hoje, o IMIP é o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Pernambuco, pois oferece serviços de oncologia clínica, radioterapia, medicina nuclear, fisioterapia, anatomia patológica, radiologia mamária, psicologia, assistência social, cirurgia plástica e cuidados paliativos. O IMIP conta com uma equipe multidisciplinar completa para o tratamento do câncer de mama.

Além disso, a Mastologia do IMIP é responsável pelo ensino de Mastologia dos estudantes de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, da residência de Ginecologia e Obstetrícia do IMIP, residência de Cirurgia Plástica do IMIP, de Cirurgia Oncológica do IMIP e dos próprios residentes de Mastologia.

 

Dados do CEMA- Média mensal:

Consultas e triagem- 1350
Mamografias- 830
Ultrassonografias mamárias- 552
Biópsias guiadas – 216
Agulhamentos pré-operatórios- 42
Novos cânceres mama- 35
Cirurgias realizadas Câncer Mama- 32
Cirurgias outras- 45

 

MENSAGEM DE DRA. ISABEL PEREIRA


“No mês em que se comemoram os 30 anos de Mastologia do IMIP, optamos por homenagear pacientes tratadas por nós de câncer de mama! Entendemos que o Outubro Rosa tem por finalidade chamar a atenção do mundo para tão grave problema de saúde pública, que é o câncer de Mama, com a finalidade maior de alertar a população para os riscos e ações que devem ser tomadas para o diagnóstico e tratamentos precoces da doença! Entretanto queremos passar a mensagem de que o diagnóstico precoce propicia tratamentos menos agressivos e a sobrevida livre de doença para as mulheres que são acometidas pela doença! E que e principalmente acreditamos no tratamento e há vida depois de um câncer de Mama!” (Isabel Pereira, mastologista)

 

Publicado em Fri Oct 26 07:32:00 CDT 2018

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100