Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Serviço do bloco cirúrgico adulto do IMIP é otimizado com implantação de projeto

Com o objetivo de inovar, o IMIP está repaginando os processos dos Blocos Cirúrgicos do seu Complexo Hospitalar: Bloco Adulto (composto de 11 salas), Bloco Pediátrico (8 salas) e o Bloco Transplante (4 salas), onde são realizadas, em média, cerca de 1500 cirurgias/mês das diversas especialidades e complexidades.

Agendamento cirúrgico realizado manualmente, alto índice de suspensões de cirurgias e encaixes e processos não padronizados entre os blocos eram alguns problemas existentes na operação do bloco cirúrgico de adulto, localizado no Hospital Oscar Coutinho, o primeiro a receber a implantação, no dia 5 de novembro, do Projeto de Gestão Unificada dos Blocos Cirúrgicos e CME, resultado de uma parceria com a Deloitte Consultoria. 

Entre as ações executadas no serviço estão a centralização dos agendamentos cirúrgicos, com foco em gestão da agenda, minimizando cancelamentos, melhorando a operação e contribuindo para o bem estar de médicos, pacientes e familiares, e implementação do manual de orientações do médico.

“Essa é uma mudança estratégica que qualifica o atendimento, aumenta a segurança para pacientes e equipe e permite uma gestão das clinicas cirúrgicas mais eficiente e moderna”, destacou a superintendente Geral do IMIP, Tereza Campos. 

Christina Hunka, consultora da Deloitte, destaca a importância do sistema para o serviço do IMIP. “Com esse modelo é possível melhorar a eficiência organizacional e os resultados institucionais", disse.

O risco de cancelamento de cirurgias eletivas no bloco cirúrgico adulto do IMIP era de cerca de 30%. Com a implantação de uma Central de Agendamento Cirúrgico (CAC), a previsão é que caia para 10% ou 15%. “Cada ato cirúrgico exige um planejamento de vários setores, como farmácia e rouparia. Esse agendamento das cirurgias eletivas com antecedência de três dias vai dar mais segurança para o paciente e a equipe médica, já que é possível um planejamento mais fácil para identificação do procedimento e dos equipamentos a serão utilizados”, apontou o diretor Médico do IMIP, Marcus Andrade.

Ele acrescenta que a implantação vai melhorar também o faturamento do hospital. “Essa otimização pode criar espaço para mais procedimentos do que se executa atualmente”, comentou dr. Marcus Andrade.

“O bloco adulto foi o marco inicial e, até final de dezembro, estaremos completando a implantação em todos os demais, tendo como propósito a construção de diretrizes robustas no fluxo de atendimento, e nos processos de trabalho das equipes bem como para fortalecer as responsabilidades dos membros da equipe nos preceitos normativos que asseguram uma boa assistência aos pacientes”, apontou a coordenadora de Enfermagem do IMIP, Lannuze Torres.

Publicado em Thu Nov 08 07:04:00 CST 2018

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100