Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Teve Covid-19? Antes de voltar a praticar exercícios, recomendação é procurar um cardiologista

Após um quadro de Covid-19, a retomada das atividades físicas deve ser feita depois de um check-up cardiológico. Essa é a recomendação dada pelas Sociedades Brasileiras de Cardiologia (SBC) e de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), que elaboraram um documento com base em estudos que apontaram a relação entre a infecção pelo novo coronavírus e problemas no coração. As sequelas no órgão podem aparecer mesmo em pacientes que apresentaram sintomas leves da doença.

No documento, as entidades citam a análise de dados da China, da Itália e dos Estados Unidos, além de estudos sobre a Covid-19, que indicaram a ocorrência de lesão cardíaca em 20 a 30% dos pacientes hospitalizados e ligação com a morte de 40% dos infectados.

De acordo com a cardiologista do IMIP Valéria Lafayette, a Covid-19 pode causar uma inflamação no músculo do coração, chamada miocardite. “Realizar uma avaliação cardiológica antes de retomar ou iniciar a prática de atividade física após a cura da Covid-19 é muito importante porque se a pessoa teve algum grau de inflamação no músculo do coração não diagnosticado durante a infecção pelo coronavírus, e ficou com alguma sequela, essa pessoa pode desencadear uma arritmia cardíaca durante os exercícios. Se for maligna, essa arritmia pode resultar em uma parada cardiorrespiratória”, alertou a médica.

Entre os exames que devem ser realizados estão: exames laboratoriais, exame físico, de esteira, ressonância miocárdica e teste cardiopulmonar de esforço. Após a liberação do médico, o retorno às atividades deve ser, preferencialmente progressivo, com a prescrição de um treino adequado.

Publicado em 11/01/2021 09:27

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100