Home
Botao pesquisar - Imip

Saúde Bucal


Líderes

Líder: Veronica Maria da Rocha Kozmhinsky
Contato: veronicakoz@hotmail.com

Membros

Ana Catarina Gaioso Lucas Leite / Doutorado
Candida Augusta Rebelo de Moraes Guerra    / Mestrado
Fabiana Moura da Motta Silveira / Doutorado
Luciana Silva Regueira / Mestrado
Maria Goretti de Souza Lima    / Mestrado
Paulo Maurício Reis de Melo Júnior / Doutorado
Rebeca Luiz de Freitas / Mestrado Profissional

Linhas de Pesquisa
1.    Odontologia e Fatores Psicossociais (Veronica M. R. Kozmhinsky)
Estudo das alterações fisiológicas e comportamentais induzidas que podem influenciar os diferentes desfechos em odontologia relacionados às condições individuais ou coletivas, clínicas e terapêuticas
2.    Estudos clínicos epidemiológicos e sociais aplicados aos pacientes com necessidades especiais – PNEs (Ana Catarina G. L. Leite)
Esta linha de pesquisa tem por objetivo abordar, através de estudo clínicos, epidemiológicos, comportamentais, de modelos de atenção à saúde e de inovações tecnológicas em saúde, as condições de vida social e doenças apresentadas pelos PNEs, envolvendo métodos preventivos, de diagnósticos, terapêuticos e de ensaios clínicos, respeitando a pertinência destes e a legislação vigente específica do grupo.
3.    Odontologia e Educação em Saúde (Rebeca Luiz de Freitas)
Compreende os estudos para investigar, discutir e desenvolver ações, estratégias e processos de formação e estruturação da educação em saúde bucal nos diversos cenários de prática.
4.    Bases biológicas e clínicas em odontologia (Maria Goretti de S. Lima)
Estudo dos fenômenos fisiológicos, celulares e moleculares envolvidos nas doenças e agravos relacionados à saúde bucal, podendo estar associados ao uso de materiais, medicamentos e intervenções terapêuticas preventivas ou curativas. Fazem parte desta linha, os projetos de pesquisa translacionais que visam prover em base científica sólida para transferir os novos conhecimentos para a prática clínica odontológica.
5.    Odontologia Hospitalar (Fabiana Moura da M. Silveira)
Estudos sobre o desenvolvimento de estratégias clínicas, comportamentais e educacionais que possibilitem a atuação da odontologia em enfermarias, UTIs e internamentos domiciliares, contemplando as peculiaridades do diagnóstico e dos planos de tratamento aplicados aos pacientes clinicamente comprometidos e internados em hospital. Busca as características específicas do atendimento de pacientes especiais integrando as demais áreas da saúde.
6.    Estudos epidemiológicos, clínicos e translacionais em Odontologia (Paulo Maurício R. de M. Júnior) Estudos epidemiológicos, preventivos, terapêuticos e translacionais em Odontologia
Estudo da epidemiologia populacional e clínica, dos métodos e técnicas aplicados à epidemiologia, propostas preventivas, educativas, diagnósticas e terapêuticas, avaliação comportamental, laboratorial e clínica interdisciplinar e multiprofissional dos serviços em todos os níveis de atenção.
7.    Integração, Ensino e Serviço (Luciana Silva Regueira)
A linha de pesquisa se propõe a investigar a articulação ensino/saúde/comunidade aliando os conhecimentos específicos da área da saúde com o cenário do ensino que se configura no contexto dos serviços públicos em todos os níveis de atenção. Consiste em investigações de caráter interdisciplinar sobre problemas evidenciados na prática profissional, no serviço e/ou comunidade possibilitando a intervenção do ensino em saúde na realidade estudada.
8.    Desenvolvimento do Sistema Estomatognático (Candida Augusta R. de M. Guerra)
Compreende o estudo do processo de desenvolvimento do sistema estomatognático envolvendo a análise dos fatores clínicos, biológicos e sociais que nele interferem, bem como as alterações decorrentes do desenvolvimento compreendendo suas medidas preventivas e terapêuticas.

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100