Logo - Imip
Botao pesquisar - Imip

Mestrado e Doutorado em Saúde Integral

Saúde Integral é o novo nome do programa de mestrado e doutorado acadêmico do IMIP.
Mudamos o nome, a excelência continua!


Histórico

O IMIP foi fundado em 1960, com o nome de Instituto de Medicina Infantil de Pernambuco, atuando na área médica voltada apenas para a pediatria. Com o aumento da abrangência para o segmento materno-infantil, nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, passou a denominar-se Instituto Materno-Infantil de Pernambuco. Em 2004, ampliou a assistência, oferecendo serviços ambulatoriais e hospitalares em saúde integral, abrangendo crianças, mulheres e homens, mudando então seu nome para Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP.

A Pós-graduação stricto sensu do IMIP, surgiu em 1993, com o Mestrado em Saúde Materno Infantil, para atender a necessidade de recursos humanos para a saúde do então Instituto de Saúde Materno Infantil de Pernambuco (IMIP) e, em 2004, teve o curso de Doutorado em Saúde Materno Infantil recomendado pela CAPES. Desde 2011, a pós-graduação vem ampliando sua área de atuação e oferece, além do Programa em Saúde Materno Infantil, os Programas de Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde, em Cuidados Paliativos e em Cuidados Intensivos.

Diante da evolução e mudanças ocorridas na Instituição no âmbito da assistência, ensino, pesquisa e extensão comunitária, percebeu-se a necessidade de alinhar o nome do programa acadêmico a este novo contexto. Desta forma, a mudança de nome e estrutura da Pós-graduação em Saúde Materno Infantil para Pós-graduação em Saúde Integral, visou prover o IMIP de condições para produção e transmissão de conhecimento de forma integral, formando mestres e doutores nas diversas áreas de atuação da saúde.

Pós-graduação em Saúde Integral

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Integral representa uma ampliação do escopo do mestrado e doutorado acadêmico do IMIP, antes voltado à Saúde Materno Infantil, reafirmando seu caráter multiprofissional, multi e interdisciplinar.

O programa visa a formação de docentes-pesquisadores das diversas áreas da saúde, com a finalidade de melhorar a qualidade da assistência em saúde e a produção de conhecimento técnico e científico nas diversas áreas da saúde.

O Programa de Pós-graduação em Saúde Integral do IMIP é avaliado com conceito 5 pela Capes e agora oferece novos horários e novas linhas de pesquisa.

Objetivos

O Programa de Pós-graduação em Saúde Integral tem por objetivo reunir docentes  e pesquisadores com formação em áreas altamente especializadas em todas as fases do ciclo de vida, com a finalidade de desenvolver habilidades em docência, pesquisa, e produção científica de alto nível.

A atividade conjunta dos docentes e pesquisadores deve resultar na formação de pessoal qualificado, capacitando mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e alunos de iniciação científica, para a promoção e desenvolvimento de projetos na área da saúde em parceria com grupos de pesquisa e pesquisadores de outras Instituições, em âmbito nacional e internacional, fornecendo e buscando suporte a projetos nas linhas de pesquisa da Pós-graduação.

Com isso, pretende-se formar docentes pesquisadores, com visibilidade nacional e internacional, capazes de produzir novos conhecimentos através dos diversos métodos de investigação científica, criando e respondendo perguntas de pesquisa não esclarecidas e capacitando-os para exercer a docência em nível superior de ensino nas mais diversas regiões do País e do mundo.

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisas

Programas e Serviços de Saúde

-Avaliação de programas e serviços de saúde;
-Educação de profissionais em saúde.

 Investigação epidemiológica, clínica e cirúrgica

-Estudos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos dos agravos prevalentes na infância e adolescência;
-Prevenção de doenças de adulto na infância e na adolescência;

-Estudos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos na saúde do adulto;
-Epidemiologia dos problemas do crescimento e desenvolvimento, alimentação e nutrição;

-Estudos epidemiológicos, clínicos e translacionais em saúde mental e atenção psicossocial;

-Cuidados Intensivos e Paliativos na atenção à saúde;
-Estudos epidemiológicos, clínicos e translacionais no pré-natal, parto e puerpério;
-Estudos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos em urologia e ginecologia.

Pesquisa Básica e Translacional

-Mecanismos celulares e moleculares da Imunidade, Inflamação e Infecção;
-Estudos da biologia do envelhecimento e do câncer: aspectos celulares, moleculares, genéticos e imunológicos

Estrutura Curricular

Mestrado em Saúde Integral

Durante o Mestrado o aluno deverá cumprir uma carga horária de no mínimo 64 créditos, dos quais 30 créditos correspondem a disciplinas obrigatórias, 30 créditos ao preparo e defesa da dissertação, e 4 créditos a disciplinas eletivas.

Os 4 (quatros) créditos referentes as disciplinas eletivas deverá ser cumprido da seguinte maneira:
2 créditos cursando uma das seguintes disciplinas, a escolha do aluno: “Epidemiologia” ou “Pesquisa Clínica” ou “Bases da biologia molecular e celular” ou “Avaliação de programas e serviços de saúde”.

+

2 créditos: cursando outra disciplina eletiva qualquer, seja da lista citada acima ou das demais oferecidas por este ou outro Programa de Pós-graduação stricto sensu.

No total o curso tem carga horária mínima de 960 horas.

A metodologia de ensino-aprendizagem adotada é a de aprendizagem baseada em problemas.

Doutorado em Saúde Integral

O Doutorado tem mínimo de 92 créditos, dos quais 17 créditos são para as disciplinas obrigatórias, 15 créditos para as disciplinas eletivas e 60 créditos para elaboração e defesa da tese.

Os 15 créditos de disciplinas eletivas poderão ser cursados em uma das Pós-graduações stricto sensu do IMIP ou de outra Instituição, desde que reconhecidas pelo MEC e validadas pelo Colegiado do Programa.

No total o curso tem carga horária mínima de 1380 horas.

Coordenador:

João Guilherme Bezerra Alves

Vice-coordenador:

José Eulálio Cabral Filho

Secretaria Executiva:

José Roberto da Silva Junior
Karine Ferreira Agra

Secretaria Acadêmica:

Diana da Conceição Bezerra
Cristina Allouchie

Horário de atendimento:

De 08:00 às 12:00 e 14:00 às 16:00 horas

Contato

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100