Saúde Integral é o novo nome do programa de mestrado e doutorado acadêmico do IMIP.
Mudamos o nome, a excelência continua!
Acesse aqui a errata do edital - Turmas 2021
Acesse aqui o edital - Turmas 2021
Histórico
O IMIP foi fundado em 1960, com o nome de Instituto de Medicina Infantil de Pernambuco, atuando na área médica voltada apenas para a pediatria. Com o aumento da abrangência para o segmento materno-infantil, nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, passou a denominar-se Instituto Materno-Infantil de Pernambuco. Em 2004, ampliou a assistência, oferecendo serviços ambulatoriais e hospitalares em saúde integral, abrangendo crianças, mulheres e homens, mudando então seu nome para Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP.
A Pós-graduação stricto sensu do IMIP, surgiu em 1993, com o Mestrado em Saúde Materno Infantil, para atender a necessidade de recursos humanos para a saúde do então Instituto de Saúde Materno Infantil de Pernambuco (IMIP) e, em 2004, teve o curso de Doutorado em Saúde Materno Infantil recomendado pela CAPES. Desde 2011, a pós-graduação vem ampliando sua área de atuação e oferece, além do Programa em Saúde Materno Infantil, os Programas de Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde, em Cuidados Paliativos e em Cuidados Intensivos.
Diante da evolução e mudanças ocorridas na Instituição no âmbito da assistência, ensino, pesquisa e extensão comunitária, percebeu-se a necessidade de alinhar o nome do programa acadêmico a este novo contexto. Desta forma, a mudança de nome e estrutura da Pós-graduação em Saúde Materno Infantil para Pós-graduação em Saúde Integral, visou prover o IMIP de condições para produção e transmissão de conhecimento de forma integral, formando mestres e doutores nas diversas áreas de atuação da saúde.
Pós-graduação em Saúde Integral
O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Integral representa uma ampliação do escopo do mestrado e doutorado acadêmico do IMIP, antes voltado à Saúde Materno Infantil, reafirmando seu caráter multiprofissional, multi e interdisciplinar.
O programa visa a formação de docentes-pesquisadores das diversas áreas da saúde, com a finalidade de melhorar a qualidade da assistência em saúde e a produção de conhecimento técnico e científico nas diversas áreas da saúde.
O Programa de Pós-graduação em Saúde Integral do IMIP é avaliado com conceito 5 pela Capes e agora oferece novos horários e novas linhas de pesquisa.
O Programa de Pós-graduação em Saúde Integral tem por objetivo reunir docentes e pesquisadores com formação em áreas altamente especializadas em todas as fases do ciclo de vida, com a finalidade de desenvolver habilidades em docência, pesquisa, e produção científica de alto nível.
A atividade conjunta dos docentes e pesquisadores deve resultar na formação de pessoal qualificado, capacitando mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e alunos de iniciação científica, para a promoção e desenvolvimento de projetos na área da saúde em parceria com grupos de pesquisa e pesquisadores de outras Instituições, em âmbito nacional e internacional, fornecendo e buscando suporte a projetos nas linhas de pesquisa da Pós-graduação.
Com isso, pretende-se formar docentes pesquisadores, com visibilidade nacional e internacional, capazes de produzir novos conhecimentos através dos diversos métodos de investigação científica, criando e respondendo perguntas de pesquisa não esclarecidas e capacitando-os para exercer a docência em nível superior de ensino nas mais diversas regiões do País e do mundo.
Programas e Serviços de Saúde
-Avaliação de programas e serviços de saúde;
-Educação de profissionais em saúde.
Investigação epidemiológica, clínica e cirúrgica
-Estudos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos dos agravos prevalentes na infância e adolescência;
-Prevenção de doenças de adulto na infância e na adolescência;
-Estudos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos na saúde do adulto;
-Epidemiologia dos problemas do crescimento e desenvolvimento, alimentação e nutrição;
-Estudos epidemiológicos, clínicos e translacionais em saúde mental e atenção psicossocial;
-Cuidados Intensivos e Paliativos na atenção à saúde;
-Estudos epidemiológicos, clínicos e translacionais no pré-natal, parto e puerpério;
-Estudos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos em urologia e ginecologia.
Pesquisa Básica e Translacional
-Mecanismos celulares e moleculares da Imunidade, Inflamação e Infecção;
-Estudos da biologia do envelhecimento e do câncer: aspectos celulares, moleculares, genéticos e imunológicos
Mestrado em Saúde Integral
Durante o Mestrado o aluno deverá cumprir uma carga horária de no mínimo 64 créditos, dos quais 30 créditos correspondem a disciplinas obrigatórias, 30 créditos ao preparo e defesa da dissertação, e 4 créditos a disciplinas eletivas.
Os 4 (quatros) créditos referentes as disciplinas eletivas deverá ser cumprido da seguinte maneira:
2 créditos cursando uma das seguintes disciplinas, a escolha do aluno: “Epidemiologia” ou “Pesquisa Clínica” ou “Bases da biologia molecular e celular” ou “Avaliação de programas e serviços de saúde”.
+
2 créditos: cursando outra disciplina eletiva qualquer, seja da lista citada acima ou das demais oferecidas por este ou outro Programa de Pós-graduação stricto sensu.
No total o curso tem carga horária mínima de 960 horas.
A metodologia de ensino-aprendizagem adotada é a de aprendizagem baseada em problemas.
Doutorado em Saúde Integral
O Doutorado tem mínimo de 92 créditos, dos quais 17 créditos são para as disciplinas obrigatórias, 15 créditos para as disciplinas eletivas e 60 créditos para elaboração e defesa da tese.
Os 15 créditos de disciplinas eletivas poderão ser cursados em uma das Pós-graduações stricto sensu do IMIP ou de outra Instituição, desde que reconhecidas pelo MEC e validadas pelo Colegiado do Programa.
No total o curso tem carga horária mínima de 1380 horas.
Coordenador:
João Guilherme Bezerra Alves
Vice-coordenador:
José Eulálio Cabral Filho
Secretaria Executiva:
José Roberto da Silva Junior
Karine Ferreira Agra
Secretaria Acadêmica:
Diana da Conceição Bezerra
Cristina Allouchie
Horário de atendimento:
De 08:00 às 12:00 e 14:00 às 16:00 horas
Telefone: (81) 2122- 4122
Email: mestrado@imip.org.br / doutorado@imip.org.br