Home
Botao pesquisar - Imip

Processos Seletivos

MESTRADO EM SAÚDE INTEGRAL

São oferecidas anualmente, 14 (quatorze) vagas para o Curso de Mestrado em Saúde Integral disponibilizadas através de edital público. Para candidatos oriundos de países africanos de língua portuguesa são disponibilizadas mais 2 (duas) vagas. Esses candidatos devem ser encaminhados oficialmente por instituições de ensino e/ou de saúde de seus respectivos países, desde que estabeleçam convênio de cooperação técnico-científica com o IMIP. O concurso conta com as seguintes etapas:

1º) Prova escrita constando de duas partes: primeira parte, prova de conhecimentos específicos, com peso 2 (dois) e a segunda parte, prova escrita de compreensão de língua inglesa (ambas de caráter eliminatório).

As etapas descritas a seguir são apenas para os aprovados nas provas de conhecimento específico/inglês:

2º) Análise de Currículo Lattes, com peso 3 (três). Na avaliação do Currículo Lattes a Comissão Examinadora utilizará como referência os "critérios para avaliação de currículos", estabelecidos pela Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP disponível no edital de seleção.

3º) Análise da proposta de pesquisa, com peso 3 (três). Serão levados em consideração os seguintes itens: a) Factibilidade; b) Interesse da proposta; c) Inovação (originalidade); d) Cumprimento dos requisitos éticos; e) Relevância; f) Coerência com as linhas de pesquisa do Programa.

4º) Entrevista com peso 2 (dois). A entrevista terá por objetivo conhecer a história profissional do candidato, a razão de interesse pelo Curso e pela linha de pesquisa escolhida, bem como pela disponibilidade de tempo para cumprimento das atividades.

DOUTORADO EM SAÚDE INTEGRAL

São oferecidas anualmente 10 (dez) vagas para o Curso de Doutorado em Saúde Integral, disponibilizadas através de edital público. O concurso conta com as seguintes etapas:

1º) Prova escrita de compreensão de língua inglesa, de caráter eliminatório.

2º) Análise do Projeto de Tese, com peso 5 (cinco). Serão levados em consideração os seguintes itens: a) Factibilidade; b) Interesse da proposta; c) Inovação (originalidade); d) Cumprimento dos requisitos éticos; e) Relevância; f) Publicabilidade; g) Coerência com a linha de pesquisa do orientador. Apresentando projeto com título, introdução (revisão da literatura), objetivos, justificativa com FINER, hipótese (se aplicável), métodos, cronograma, orçamento e referências.

3º) Análise de Currículo Lattes, com peso 3 (três). Na avaliação do Currículo Lattes a Comissão Examinadora utilizará como referência os “critérios para avaliação de currículos” estabelecidos pela Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP disponível no edital de seleção. Será prioritariamente observada a produção técnico-científica do candidato nos últimos 3 (três) anos.

4º) Entrevista, com peso 2 (dois). A entrevista terá por objetivo conhecer a história profissional do candidato, razão de interesse pelo Curso e disponibilidade de tempo para cumprimento das atividades.

EDITAIS DE SELEÇÃO

Errata nº 01 - Prorrogação das incrições das diciplinas optativas

Edital de seleção de aluno externo

Ampliação de vaga do processo seletivo para a turma 2021 do Doutorado

Resultado Final

Resultado - 1ª Etapa

Acesse aqui a errata do edital - Turmas 2021

Acesse aqui o edital - Turmas 2021

FLUXO CONTÍNUO PARA ENTRADA DIRETA NO DOUTORADO

O doutorado em Saúde Integral conta ainda com as seguintes modalidades de seleção para admissão no curso:

Processo seletivo em fluxo contínuo para entrada direta no Doutorado:

Trata-se da apresentação de candidato graduado (com ou sem residência em saúde ou Mestrado), por orientador credenciado do Programa. O candidato, junto com o orientador, apresentará um projeto de pesquisa com financiamento aprovado. Esse projeto será avaliado por uma Comissão Especial de Seleção do Doutorado (CESED), designada pelo Colegiado do curso. Além disso, o candidato se submeterá a uma prova de proficiência em inglês. É exigido que o candidato tenha publicado previamente, um artigo científico em revista indexada (mínimo de B3 para área de Medicina II) nos últimos 3 anos.

Processo seletivo em fluxo contínuo para entrada direta do Mestrado para o Doutorado (mudança de nível sem defesa):

Trata-se da apresentação de candidato cursando o Mestrado em Saúde Integral, pelo orientador devidamente credenciado no Programa, solicitando a transferência do candidato do Mestrado para o Doutorado, sendo dispensado da apresentação da dissertação e integrado imediatamente ao curso de Doutorado em Saúde Integral. A solicitação deve ser realizada até o 17º mês de curso de Mestrado, acompanhada do projeto de tese do mestrando com financiamento comprovado e carta do orientador que justifique a solicitação. Esse processo é avaliado por uma Comissão Especial de Seleção do Doutorado (CESED) designada pelo colegiado do curso.

Acesse aqui a norma com maiores detalhes. 

Programa MD-PhD

Entrada direta para o doutorado de alunos recém-graduados em medicina, desde que indicados pela direção do curso de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/IMIP, como alunos de elevado desempenho e vocacionados para pesquisa e docência. Este programa foi recentemente implantado.

Acesse aqui a norma com maiores detalhes.  

Programa Residente-PhD

Entrada direta para o doutorado de residentes do IMIP. Essa indicação deve ser feita pelo coordenador do programa de residência, para residentes com elevado desempenho e vocacionados para pesquisa e docência. Este programa também foi recentemente implantado.

Acesse aqui a norma com maiores detalhes.  

*Devido às modalidades descritas acima, o número de entradas anual no doutorado é variável, podendo estar acima das 10 (dez) vagas prevista no processo seletivo realizado através de concurso público.

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO

O programa possui uma bolsa de Pós-doutorado anual da CAPES (PNPD) e vem selecionando pesquisadores para promover a realização de estudos em alto nível e fortalecer as linhas e os grupos de pesquisa. O processo seletivo é realizado através de edital de seleção público lançado anualmente pelo Programa.

Para obter maiores informações sobre o Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes (PNPD/CAPES), acesse aqui

Edital de seleção

- Edital de seleção – 2021 (Será publicado final de setembro)

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100

Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.

CONCORDO