Home
Botao pesquisar - Imip

Mestrado e Doutorado em Saúde Materno Infantil

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Materno Infantil surgiu do reconhecimento da capacidade formadora de recursos humanos para saúde, somados a necessidade de potencializar a produção de conhecimento, qualificando e inovando as práticas de saúde do IMIP. Criado em 1993, foi considerado o primeiro programa de pós-graduação nessa área no Brasil, permanecendo como único nas regiões Norte e Nordeste.

O nosso programa foi inspirado e sedimentado com base no Mestrado do Instituto de Saúde da Criança de Londres. O programa de pós-graduação tem como missão a formação de profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino superior, de pesquisa e de planejamento e gestão de serviços, no campo da atenção à saúde da mulher, da criança e do adolescente.

Ao longo dos seus 20 anos de existência, o referido programa já diplomou 199 mestres e 27 doutores, dentre eles, profissionais de saúde oriundos de outros estados do Nordeste. Os nossos pós-graduados exercem hoje, importantes funções de liderança na área da docência, pesquisa e gerenciamento em saúde em diversas instituições. Em 2006, após atingir o conceito 4 pela CAPES, o Programa de Pós-graduação do IMIP deu início à primeira turma do Doutorado. Atualmente, o programa possui o conceito 5 pela CAPES.

Atentos as exigências da era da inovação, a busca da melhoria contínua do programa e considerando que um dos objetivos de um programa de pós-graduação é possibilitar a boa prática do ensino, o IMIP implantou em 2008 uma nova metodologia de ensino-aprendizagem para o curso de mestrado conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O Novo currículo tem como eixo norteador o planejamento, desenvolvimento e transmissão da pesquisa facilitando conforme o modelo empregado não só a formação docente como uma melhor competência para produção de artigo científico.

Títulos conferidos:
Mestre em Saúde Materno Infantil
Doutor em Saúde Materno Infantil

Objetivos

O programa de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil tem por objetivo a formação de pessoal qualificado, Mestres e Doutores, para o exercício das atividades de ensino superior e pesquisa e de planejamento e gestão de serviços, no campo da atenção à saúde da mulher e da criança.

Linhas de Pesquisas

Fisiologia, avaliação e manejo do estado nutricional e do crescimento no ciclo vital

Epidemiologia dos problemas do crescimento, alimentação e nutrição

Estudos epidemiológicos e psicossocias da violência

Avaliação das intervenções de saúde

Institucionalização da Avaliação

Abortamento - epidemiologia e atenção pós-aborto

Métodos diagnósticos e terapêuticos em medicina fetal

Estudos epidemiológicos, clínicos e translacionais no pré-natal, parto e puerpério

Hipertensão na gravidez

DST e AIDS

HPV e câncer

Doenças do adulto com raízes na infância

Estudos epidemiológicos, clínicos e translacionais de doenças infecciosas e não infecciosas no ciclo vital

Educação em profissões de saúde

Estrutura Curricular

MESTRADO

O Mestrado tem mínimo de 62 créditos, dos quais 38 correspondem a disciplinas obrigatórias, 4 a disciplinas optativas e 20 créditos para o preparo e defesa da dissertação que incluirá no mínimo um artigo científico. No total o curso tem carga horária mínima de 930 horas.
A metodologia de ensino-aprendizagem adotada é a de aprendizagem baseada em problemas.

DOUTORADO

O Doutorado tem mínimo de 102 créditos, dos quais 14 são para as disciplinas obrigatórias, 28 para as disciplinas optativas e 60 créditos para elaboração e defesa da tese. Os 28 créditos de disciplinas optativas poderão ser cursados em uma das Pós-graduações stricto sensu do IMIP ou de outra Instituição, desde que validadas pelo Colegiado do Programa. No total o curso tem carga horária mínima de 1530 horas.

Obtenção do Título

MESTRADO

Quantos e indexação: pelo menos um (1) artigo cientifico com indexação B4 (SciELO) ou superior oriundo da dissertação.
Autoria: mestrando como primeiro autor do primeiro artigo, orientador como co-autor (idealmente segundo ou último)
Formato do documento: pré-texto; apresentação do trabalho (contextualização da origem do estudo; justificativa; execução e produção do artigo científico – 2 a 3 páginas ou como revisão da literatura); método; artigo(s); considerações finais: importância e aplicabilidade das pesquisas realizadas (2 a 3 páginas): anexos obrigatórios (instrumento de CD e carta do CEP).
Submissão: não submetido para pré-banca e submetido para banca. A pré-banca avaliará o mérito do(s) artigo(s) e verifica a concordância deste mérito em função do QUALIS exigido pela PG (mínimo B4) e aceito /publicado para concessão do grau de Mestre.


DOUTORADO

Quantos: 2 (dois) artigos B3 (Pubmed) ou superior oriundos da tese.
Autoria: doutorando como primeiro autor do primeiro artigo e autor/co-autor do segundo artigo. A co-autoria será aceita desde que não seja submetida a outro título por outro pós-graduando.
Documento: pré-texto: apresentação do trabalho (contextualização da origem do estudo; justificativa; execução e produção do artigo científico – 2 a 3 páginas ou como revisão da literatura); método; artigo(s); considerações finais: importância e aplicabilidade das pesquisas realizadas (2 a 3 páginas; anexos obrigatórios ( instrumento de CD e carta do CEP).
Submissão: não submetidos para pré-banca, submetidos para banca, e aceitos/publicados para concessão do grau de Doutor.

SINTER IMIP/UNCISAL

Em 2013, recomendado pela Capes, o IMIP iniciou o Curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER) junto à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, para formação de recursos humanos desta instituição, de modo a ampliar a titulação dos seus docentes, garantindo o mesmo padrão de qualidade do doutorado do IMIP.

O programa propõe-se a formar Doutores que atuarão fortemente na consolidação da pesquisa na área da Saúde Materno Infantil e nas atividades de pós-graduação stricto sensu na UNCISAL.

Coordenação
Prof. João Guilherme Bezerra Alves
Profª. Maria do Carmo M. B. Duarte

Coordenação Operacional
Ivan Romero Rivera

Telefone: (81) 2122-4122
E-mail: doutorado@imip.org.br

Coordenador:
João Guilherme Bezerra Alves

Vice-Coordenador:
José Eulálio Cabral Filho

Secretaria Executiva:
José Roberto da Silva Junior

Secretaria Acadêmica:
Janice Dias
Diana da Conceição Bezerra
Amelia Bello

 

Horário de atendimento:
De 08:00 as 12:00 e 14:00 as 16:00 horas

Contato

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100