Home
Botao pesquisar - Imip

Mestrado em Cuidados Intensivos Associados à Residência em Saúde

APRESENTAÇÃO

O programa de Mestrado Profissional em Cuidados Intensivos Associado à Residência em Saúde do IMIP tem por objetivo capacitar os mestrandos em cuidados intensivos, com ênfase na qualidade técnico-científica habilitando-os para o exercício da prática profissional avançada, transformadora, para docência em métodos de aprendizagem ativa e para ser capaz de usar a inovação tecnológica para atender demandas sociais e específicas para o desenvolvimento locorregional e nacional.

Recentes atualizações foram realizadas nas linhas de pesquisa e grade curricular para serem capazes de dar substratos aos estudos atuais conduzidos e os novos projetos mais voltados para as áreas de inovação, gestão e tecnologia nos cuidados intensivos.

 

Aditamento - confira aqui

 

Resultado Final - Turma de 2019 

 

Anexo 1 - Roteiro para elaboração de projetos

Anexo 2 - Critérios para avaliação de currículos

 

Equipe

Coordenador: Lívia Barboza de Andrade

Vice-coordenador: Maria Júlia Gonçalves de Mello

Secretaria Executiva: José Roberto da Silva Junior

Assessoria: Amanda Martins Castro Toscano de Brito Guimarães

Secretária Acadêmica: Diana Bezerra
Cristina Allouchie

Horário de atendimento:

De 08:00 às 12:00 e 14:00 às 16:00 horas

Objetivos

O programa de Pós-Graduação Mestrado profissional em Cuidados Intensivos associado à Residência em Saúde do IMIP tem por objetivo qualificar residentes da área de saúde como Mestres, para o exercício das atividades de ensino superior, de pesquisa e de planejamento e gestão de serviços, no campo da atenção à saúde no ciclo vital na área de cuidados Intensivos.

Linhas de Pesquisas

O Mestrado Profissional em Cuidados Intensivos associado à residência em Saúde tem a seguinte área de concentração: Cuidados intensivos em Saúde

Linhas de pesquisa:

1 - Cuidados intensivos no ciclo vital

2 - Estudos clínicos, translacionais, epidemiológicos e de prevenção de agravos

3 - Estudos de gestão, inovação e avaliação interdisciplinar em cuidados intensivos

 

Estrutura Curricular

O Mestrado Profissional associado ao Programa em Residência em Saúde do IMIP adota metodologias ativas de aprendizagem (Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Aprendizado Baseado em projetos). É constituído de grupos tutoriais distribuído em três módulos tutoriais e cinco módulos laboratoriais. Os módulos tutoriais são: 1º O Marco Conceitual em cuidados intensivos; 2º Inovação em Saúde; 3º Pesquisa como instrumento de transformação. Os seis módulos laboratoriais são: 1o Práticas inovadoras em docência, 2o Elaboração de Projeto de Pesquisa, 3oFerramentas de inovação tecnológica, 4o Elaboração de Produtos Técnico-científicos, 5o Seminário estruturado de pesquisa. São também disponibilizadas duas disciplinas optativas:avaliação em saúde e Bioestatística Aplicada.

No total o curso terá uma carga horária mínima de 300 horas com um mínimo de 33 créditos, dos quais 18 correspondem aos módulos e laboratórios obrigatórios e 15 créditos serão para o preparo e defesa do trabalho de conclusão do mestrado que deverá ser objeto de publicação. A flexibilidade do aprendizado (aprendizado informal e não planejado) será estimulada através da realização de 4 (quatro) créditos que correspondem aos módulos opcionais na rede de intercambio institucional e à participação em eventos científicos.O programa é recomendado pela CAPES com Conceito 3. 

Obtenção do Título

O prazo para a conclusão do Curso de Mestrado é de 12 meses. É condição para obtenção do diploma o cumprimento de todas as exigências estabelecidas no regimento do Programa de Pós-Graduação stricto sensu, Mestrado profissional em Cuidados Intensivos associado à Residência em Saúde do IMIP.

Seleção

1) Prova de compreensão da língua inglesa

2) Anteprojeto
    São levados em consideração os seguintes itens: a) Exeqüibilidade da pesquisa; b)Importância do tema; c) Originalidade do Projeto; e d) Coerência com a linha de pesquisa do orientador. O anteprojeto deverá ser elaborado de acordo com o manual do pesquisador disponível no site do IMIP (www.imip.org.br) e o mesmo será debatido durante a entrevista.

3) Entrevista

4) Análise de Currículo Lattes

Contato

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100