Home
Botao pesquisar - Imip

Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Avaliação em Saúde do IMIP iniciou suas atividades em 2010 com o Curso de Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde. Tem como objetivo principal a formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de ensino, de pesquisa e de planejamento e gestão de serviços, no campo da avaliação em saúde.

Objetivos

1. Formar mestres em avaliação em saúde com competências e habilidades para realizar trabalho avaliativo, enfatizando sua incorporação à prática institucional nos diversos níveis de atuação.

2. Difundir conhecimentos, métodos, técnicas e instrumentos de trabalho na área de avaliação em saúde.

Linhas de Pesquisas

AVALIAÇÃO DAS INTERVENÇÕES DE SAÚDE

Esta linha de pesquisa visa apoiar as políticas nacionais de saúde, orientadas por resultados, que geram uma necessidade crescente para a qualificação de investigadores/avaliadores com as competências básicas requeridas para responderem a esta demanda. Seu principal objetivo é, portanto, apropriar os diferentes tipos de avaliação às diversas áreas de ação e especificidades dos programas e serviços de saúde. As abordagens metodológicas priorizadas se orientam por um enfoque participativo, a contextualização das ações programáticas, a validade interna e externa dos dispositivos de investigação (modelagem teórica, desenho dos estudos, observações e medidas) que garantam e documentem a qualidade e a utilidade de seus produtos através dos padrões de meta-avaliação, articulando a incorporação do conhecimento às inovações e práticas profissionais dessas intervenções.

Estrutura Curricular

O Mestrado Profissional apresenta formato modular (um módulo a cada mês), tendo um mínimo de 90 créditos (1 crédito teórico ou prático equivale a 15 horas), dos quais 16 créditos correspondem às disciplinas/módulos obrigatórios, 45 créditos para os momentos não presenciais (dispersão entre os módulos), 20 créditos para a dissertação e 09 créditos para disciplinas eletivas e/ou tarefas/estudos especiais, desde que autorizados pelo Colegiado do Curso. No total, o curso possui uma carga horária mínima de 1.350 horas.

Obtenção do Título

A obtenção do título de Mestre em Avaliação em Saúde se dará com o cumprimento de uma carga horária mínima de 1.350 horas, com duração de 18 (dezoito) meses, obtendo no mínimo 90 créditos, sendo assim distribuídos:

- 16 créditos: Disciplinas/módulos obrigatórios.
- 09 créditos: Disciplinas optativas e/ou tarefas/estudos especiais, desde que autorizados pelo Colegiado do Programa.
- 45 créditos: Momentos não presenciais (dispersão entre os módulos).
- 20 créditos: Preparo e defesa da dissertação.

A Defesa da dissertação só poderá ser realizada após a conclusão dos créditos relacionados às disciplinas/módulos obrigatórios (16 créditos), às disciplinas optativas e/ou tarefas/estudos especiais (09 créditos) e aos momentos não presenciais (dispersão entre os módulos - 45 créditos).

Seleção

Através de Seleção Pública.

A seleção constará das seguintes Etapas:
Etapa I - Prova Escrita- Conhecimentos Específicos e Compreensão de Língua Inglesa.
Etapa II - Análise de Curriculum Vitae.
Etapa III – Entrevista

 

Resultado da 1ª etapa

Edital - Turma 2018

Regimento Interno

Coordenadora:
Prof. Isabella Chagas Samico

Vice-coordenador:
Prof. Eronildo Felisberto

Secretária Executiva:
Ana Telma Araripe

 

Horário de Atendimento:
De 08:00 as 12:00 e 14:00 as 16:00 horas

Contato

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100